Saúde


O Terrível PostalSaúde.

 Estamos em plena Greve contra o PostalSaúde e já estamos sentindo na pele a intransigência da ECT contra a classe trabalhadora. A ECT, através de seus "gestores da saúde" tem recomendado aos hospitais e clínicas que utilizem o PostalSaúde, ou seja o "sistema" ou "site" do PostalSaude ja está implantado. No entanto, um trabalhador de nossa base esteve presente para uma consulta de urgência e emergência na Santa Casa de São José do Rio Preto e o sistema estava lerdo. Questionada, a recepcionista disse que estava recomendada a utilizar o PostalSaúde e não mais o CorreioSaúde. O trabalhador (que é diretor sindical) disse à recepcionista que gostaria de ser atendido somente se fosse pelo CorreioSaúde. A recepcionista, mesmo contrariada, fez o procedimento pelo CorreioSaúde mesmo porque o sistema PostalSaúde não estava funcionando no momento. Mediante o ocorrido, a direção do sindicato recomenda que todo trabalhador ou dependente, quando atendido em hospitais e clínicas, não aceite o atendimento pelo PostalSaúde, e exija ser atendido pelo CorreioSaúde. Na verdade, o usuário do convênio CorreioSaúde deve ter a opção de ser atendido pelo CorreioSaúde, pela Unimed  ou até mesmo pelo PostalSaúde. A direção recomenda o uso do CorreioSaúde, como forma de inibir a imposição do PostalSaúde pela ECT. Se o hospital ou clínica negar o atendimento pelo CorreioSaúde o trabalhador ou dependente deve acionar a Polícia Militar através do 190 para fazer um Boletim de Ocorrência e procurar o sindicato para posteriores providências. Repudiamos o PostalSaúde e recomendamos a leitura do Estatuto do PostalSaúde, onde demonstra claramente a intenção desse terrível plano de saúde privado.

O Estatuto Social do Postal saúde está disponível em: http://www.postalsaude.com.br/sobre-nos/institucional/estatuto-social

 

Atenção ao nosso Convênio

Como temos divulgado através de nosso site, nossa Campanha Salarial - 2013/2014 está começando e a Empresa (como sempre) permanece intransigente, recusando debater com representantes sindicais e a Fentect. Ontem (06/08/2013) a ECT impediu o acesso dos trabalhadores à sede dos Correios em Brasília. Vide: http://www.sintect-sjo.com.br/Index.asp?Ir=NoticiasDetalhes&Codigo=135

Este ano já antevemos a falta de interesse da cúpula em negociar melhorias para a categoria. Nosso sindicato sempre primou pela transparência e acesso à informação no que tange os interesses em assuntos da nossa categoria e da sociedade como um todo. Desde já alertamos nossos trabalhadores por nós representados que este ano a ECT não fará propostas que, no mínimo, melhore nossas condições atuais. O pior de tudo é que já percebemos que a ECT tem trabalhado para que o nosso convênio (CorreiosSaúde) seja terceirizado e, consequentemente, devamos pagar mensalidades (mesmo não usando o convênio) e deixemos de ter o benefício estendido para nosso dependentes (cônjuge, filhos e pais). Se a ECT trazer uma proposta que venha a prejudicar nosso convênio, então só nos restará uma opção: Irmos à luta e nos mobilizar para o maior movimento paredista da história dos Correios. É mais que notório que estamos terrivelmente prejudicados pela política neoliberal adotada pelo governo FHC, que tinha meta de privatização e adoção de abono em acordo coletivo e que o atual governo (PT) adota uma política também de privatização, sucateando os Correios e criando (sem necessidade) cargos para seus "chegados" políticos. Com relação ao CorreiosSaúde, lutaremos para que o mesmo permaneça da maneira como é, pois foi conquistado com a luta dos trabalhadores. O PostalSaúde foi criado na calada da noite (no dia 30/04/2013 - véspera de feriado), sem a ciência dos trabalhadores, tendo uma diretoria com gestores da ECT com o intuito de gerir o convênio, mas sabemos que esse é o primeiro passo para a terceirização do nosso benefício. Portanto, não será surpresa se a ECT vier com proposta que traga prejuízos ao trabalhador no que diz respeito ao nosso convênio. Devemos combater essa política, divulgando e denunciando a exploração que a empresa tem feito à classe trabalhadora.

 

 

Correios Saúde/Unimed

 

                É de conhecimento de todos os trabalhadores que desde junho que a Unimed está prestando atendimento aos usuários do Correios Saúde. Isto tem gerado muita dúvida tanto para o trabalhador quanto para seus dependentes. O que ocorre é que a DR/SPI fez essa tal parceria (de forma unilateral) e não esclarece a categoria. O sindicato, em contato com a administração do ambulatório médico dos Correios em Rio Preto, busca informações para tentar esclarecer o que eles tardiamente e sem eficácia tentam explicar nos informes. O Correios Saúde sempre tratou a emissão de guia (consulta, exame ou internação) de forma eficaz (apesar de ser todas em papel). De antemão, esse procedimento será mantido, ou seja, mesmo com a parceria com a Unimed as guias continuarão sendo emitidas pelo Correios Saúde, independentemente do atendimento. A carteirinha da Unimed deverá ser apresentada apenas quando o usuário (titular ou dependente) for atendido por um médico/clínica que só atenda pela Unimed. Mesmo neste caso a emissão de guia será feita pelo Correios Saúde. Com relação a exames, segundo a administração do ambulatório do Correios Saúde de Rio Preto, o médico poderá solicitar exames tanto pelo Correios Saúde quanto pela Unimed. Ambos os casos a emissão da guia de exame também será feita pelo Correios Saúde. A diferença é que se o médico solicitar pela Unimed, o usuário terá que apresentar, além da guia emitida pelo Correios Saúde, a carteirinha da Unimed na clínica ou laboratório onde será feito o exame. Neste sentido, o sindicato orienta seus trabalhadores para ficarem atentos quanto ao atendimento do profissional da saúde. Hoje, muitos, senão todos os médicos que atendem pelo Correios Saúde também atendem pela Unimed. Se o usuário (titular ou dependente) estiver sendo atendido pelo Correios Sáude, prefira ter a solicitação de exame (quando for o caso) também pelo Correios Saúde. O sindicato está à disposição para esclarecer todas as dúvidas (que são muitas), pois a empresa sequer orienta seus colaboradores quanto ao tipos de procedimentos a serem adotados a partir dessa parceria.

 

 

 

 

O Sintect-SJO, preocupado com a saúde dos seus filiados, disponibiliza o arquivo com a Lista dos profissionais credenciados no convênio CorreiosSaúde em São José do Rio Preto. Para acessar o arquivo clique em Notícias.

 

ATENÇAO: O sindicato alerta a todos os trabalhadores sobre o procedimento referente aos exames periódicos de audiometria. Este exame deve ser feito no período da manhã, o mais cedo possível. Este exame exige que o paciente esteja em boas condições de saúde auditiva, ou seja, não deve haver nenhum ruído ou stress causado pela esposição sonora de um dia de trabalho por exemplo. Portanto, recomenda-se fazer este exame na parte da manhã. Caso o gestor da unidade marcar o exame na parte da tarde, peça para que o mesmo mude o horário. O sindicato está à disposição da categoria no que diz respeito à esta e outras questões relativas à saúde do trabalhador.

Recomenda-se o reposo acústico. PREPARO PARA EXAME DE AUDIOMETRIA TONAL, AUDIOMETRIA VOCAL E IMPEDANCIOMETRIA

 

14 horas antes do exame:
■ Repouso acústico (Não estar exposto a ruídos fortes e constantes).

Saiba mais em: http://www.alisom.com.br/portal/aparelhos-auditivos/exame-de-audiometria

http://www.audiometracenter.com.br/saiba-mais/o-exame-audiometrico-ocupacional-e-o-medico-da-empresa/

 

 

ECT engole a decisão do TST 

 

A direção da ECT teve que engolir a decisão do TST no que diz respeito ao Convênio Saúde. Graças à luta da categoria, o benefício saúde será mantido conforme o Acórdão e a empresa não poderá fazer nenhuma alteração do atual convênio. No dissídio (27/09/2012) O TST não acatou a proposta da ECT em adequar o convênio conforme a Agência Nacional de Saúde (ANS). Com isso, todos os trabalhadores permanecerão com o benefício saúde inalterados. A direção do SINTECT-SJO entende como uma vitória, visto que nenhum benefício da assistência medico/hospitalar foi perdido. O Sindicato coloca-se a disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos em relação ao acordo 2012/2013. 

  •  



Notícias Relacionadas

O TERRÍVEL POSTASAÚDE.
7 de Fevereiro de 2014 - 10:14
Recomendações a respeito do PostalSaude.
Trabalhador passa mal no CTP Jaguaré em São Paulo e morre horas depois.
24 de Julho de 2012 - 16:08
Trabalhador passa mal no CTP Jaguaré em São Paulo e morre horas depois.